domingo, 3 de outubro de 2010

António Nóvoa - Desafios do trabalho do professor

Desafios do trabalho do professor no mundo contemporâneo
Impactantes e esclarecedoras as palavras do Professor António Nóvoa, a respeito dos três dilemas da escola:
- Centrada no aluno ou na aprendizagem? Concordo plenamente e me sinto aliviada em saber que há pessoas que observam o quanto as nossas escolas estão ‘transbordando’ com o excesso de missões, que são funções em sua maioria da sociedade (famílias, comunidades, etc.) e deixando para segundo plano a aprendizagem.
- Escola como comunidade ou como sociedade? Realmente é preocupante ‘fechar’ os horizontes de uma criança a determinada comunidade, por melhor que ela seja, pois estaremos acabando com diálogos entre ‘diferentes ‘ e talvez até incentivando a intolerância e a indiferença entre pessoas de comunidades diferentes.
- Escola como serviço ou como instituição? Aqui sem duvida está um grave problema brasileiro, o desrespeito e até o desconhecimento da importância de valorizarmos as instituições (publicas ou privadas) e reconhecer que a escola é uma instituição que deveria oportunizar a aquisição de conhecimentos e não um amontoado de discursos ideológicos (superficiais), campanhas sociais e datas comemorativas realizadas sem nenhuma reflexão. E isso se deve pois os professores não conseguem ter uma identidade profissional e muito menos da instituição na qual trabalha, e que é a extensão de sua identidade profissional.

Paradoxos da profissão docente: Como é possível a escola nos pedir tantas coisas, atribuir-nos tantas missões e, ao mesmo tempo, fragilizar nosso estatuto profissional, há o paradoxo da glorificação da sociedade do conhecimento em contraste com o despres- tígio com que são tratados os professores, e o paradoxo entre a retórica do professor reflexivo e, ao mesmo tempo, a ine-importante da reflexão – e desenvolvimento profissional que possam, de fato, alimentar a idéia do professor reflexivo. São paradoxos que precisamos saber ultrapassar e, para isso, é importante a mobilização, o combate coletivo dos professores.

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